A abolição da escravatura no Brasil

Publicado: 29 de outubro de 2010 em Noticias

Por:Fabiana Chaves, Maria Gabriela, Pedro Henrique, Sisley Thessa, Zennas Alice.

A abolição da escravidão teve uma longa história aqui no Brasil, começou nos tempos coloniais, com a grande quantidade de rebeliões por parte dos      negros         escravizados,

devido à condição de vida, e o desejo de independência de suas regiões.

Os escravos mantinham constante pressão nos senhores, que temiam revoltas das senzalas. Esse foi um dos fatores que impulsionaram o fim do trabalho escravo.

Outra causa para o fim da escravidão foi à revolução industrial, ocorrida na Europa. Que empregava operários e não escravos, a vantagem era que quando o operário se machucasse os industriais poderiam demiti-lo, o contrário do escravo, que o fazendeiro tinha que o manter por um ano ate chegar o tempo de maior produção.

No ano de 1908, a escravidão foi proibida na Inglaterra, com isso, em 1845 a proibição do trafico de escravos fez muitos comerciantes mercantilistas irem a falência, devido a isso os industriais tiveram maior influência sobre a política e parte dos países do mundo.  

 

Dois séculos depois os ingleses usaram seu poder político para proibir o comercio de escravos e eliminá-lo no restante do mundo. A proibição de trafico de escravos, chegou ao Brasil em 1830, porém a proibição não significou o fim, por muito tempo os africanos ainda eram comercializados no nosso país, porém o preço da comercialização era tão alto, que os senhores tinham apenas uma saída, deixar de comprá-los.

O comercio de escravos no Brasil só foi parado em 1850, quando uma lei mais rígida, Eusébio de Queiros, entrou em potência que acabou com o tráfico negreiro. Depois outra lei em 1871 que todos os nascidos de escravas eram (apartir de 1871, é claro) libertos, porém tinham que continuar a viver como escravo ate os 21 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s